"Em tempo de mudanças, os dispostos a aprender sempre são os que herdarão o futuro. Os que acham que já aprenderam tudo, descobrirão estar preparados apenas para viver num mundo que já não mais existe." Eric Haffer


Adicione aos favoritos !

Adicionar aos favoritos no Firefox ou Para adicionar no IE clique Aqui

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Para os que se dizem estudantes!

Vejo todos os dias muitas pessoas que se intitulam estudantes, mais será mesmo que basta estar matriculado em uma instituição e frequentar as aulas para se dizer estudante ?
De acordo com o dicionário AURÉLIO o estudante é: "Pessoa que estuda; aluno".

É, eu já desconfiava disso que o dicionário informou, só que acredito que este "título" de estudante não se resuma apenas a isso.

Existem coisas que eu acho que todo estudante deveria estar acostumado, pois se não estivesse creio que não poderia ser chamado de estudante, pelo menos pra mim vejo que uma pessoa que realmente mereça este título de estudante é uma pessoa louvável digna de admiração.

Para ser estudante, eu defendo que a pessoa deve gostar do que estuda e ter em mente que mesmo que no futuro não conseguisse nada como fruto destes estudos, deveria ficar feliz porque o estudo estaria em sua mente e o seu conhecimento não poderia ser roubado, se sentindo assim uma pessoa cheia mesmo sem nada.

Isso é uma opnião pessoal mais eu não acho que pessoas que ficam estudando para concursos públicos, ou somente para passarem em provas, e constantemente ficam se valorizando pelo fato de estarem estudando, fazendo algo que lhes é tão penoso, acho que estas pessoas não passam de trabalhadores que almejam conseguir algo com este estudo, mais não são dignos de serem chamados de estudantes de verdade!

Uma das coisas que eu acho fundamental que um estudante tenha é o hábito diário do estudo, pode parecer óbvio mais conheço muitos que se dizem estudantes e só estudam em época de provas. Uma coisa que serve para quem vai fazer uma prova seja de que matéria for é o seguinte: pegue todo e qualquer exercício que o professor passou durante o período que antecedeu a prova e depois de seus estudos diários você não terá dificuldades para resolve-los e resolvendo calmamente os exercícios você não terá porque temer a prova e conseqüentemente vai se dar bem.

É claro que para muitas pessoas que se dizem estudantes as coisas não são assim tão fáceis existem dificuldades especiais em determinadas matérias e que fazem com que o aluno não consiga entender nada da matéria. O motivo disso eu acho (por experiência própria) se deve ao fato de o aluno não sentir prazer em estudar o assunto, por simples comodismo ou por não ver uma aplicação prática daquela matéria. É ai que entra o papel do professor de forma a deixar clara a importância da matéria, mostrando exemplos práticos que saiam um pouco da abstração. Isso acontece muito com Matemática e Física e o ensino destas disciplinas eu acredito que seja um constante desafio para os professores que realmente tem interesse em passar o conhecimento. Mas eu acredito também que o aluno não deve ficar na situação de esperar que o professor lhe mostre a aplicação prática da matéria para que ele possa estudar, pois os estudantes são seres pensantes e devem exercer sua autonomia intelectual de modo a por si só buscar aplicações práticas da matéria ou qualquer outra justificativa que lhes incentive a estudar, porque na minha opinião o seu melhor professor é você mesmo.

Nenhum comentário: